Nível 1

 

Conhecimentos: Entendimento escasso ou limitado de conceitos / habilidades básicas de leitura, escrita e cálculo. Requer um grau elevado de suporte em actividades que exigem a utilização de habilidades de comunicação escrita ou cálculo. Demonstra conhecimentos operacionais básicos e aplica-os a um conjunto limitado de actividades.

 

Aplicação de Habilidades: Aplica soluções conhecidas a um conjunto limitado de problemas previsíveis. Demonstra habilidades operacionais básicas e aplica-as a um conjunto limitado e definido de actividades. As tarefas incluem um conjunto limitado de actividades, envolvendo sobretudo rotinas e funções conhecidas.

 

Grau de Autonomia e Atitudes: Requer um elevado nível de apoio, direcção e supervisão. Demonstra responsabilidade limitada pelo seu trabalho e qualidade dos resultados, incluindo os resultados da equipa. As tarefas que realiza envolvem a tomada de decisões e acções de complexidade limitada.

 

Nível 2

 

Conhecimentos: Apresenta ideias e conceitos através de comunicação oral e escrita eficaz. Localiza e obtêm informação de um conjunto limitado e definido de fontes e aplica-a em situações familiares e estruturadas.

 

Aplicação de Habilidades: Demonstra desempenho de habilidades pré-vocacionais numa área ocupacional específica, numa fase inicial. Desempenha processos de trabalho simples com suporte e aplica um conjunto limitado de habilidades em situações previsíveis.

 

Grau de Autonomia e Atitudes: Demonstra capacidade para desempenhar algumas tarefas independentes em certas oportunidades estruturadas com níveis intermédios de apoio, direcção e supervisão. Contribui para o trabalho e resultados de grupo e equipa como participante, sem assumir grandes responsabilidades pelos resultados da equipa.

 

Nível 3

 

Conhecimentos: Demonstra um nível limitado de conhecimentos teóricos e técnicos relevantes. O conhecimento é essencialmente concreto ou factual e limitado à área de formação, com entendimento de certos elementos teóricos e técnicos. Interpreta a informação de forma literal, fazendo uso de uma capacidade de discernimento e julgamento limitados. Demonstra conhecimento de processos, materiais e terminologia básica.

 

Aplicação de Habilidades: Aplica um pequeno, mas bem desenvolvido, conjunto de habilidades, em situações configuradas à sua área de formação. Evidencia alguma transferência de conhecimentos e habilidades para novos contextos e actividades, com apoio mínimo. As tarefas envolvem a aplicação de um certo discernimento e julgamento na selecção de equipamentos e métodos. Providencia assessoria técnica para resolver problemas específicos, em rotinas conhecidas.

 

Grau de Autonomia e Atitudes: Assume responsabilidade pelos seus próprios resultados, em situações estruturadas de trabalho e aprendizagem. Assume responsabilidades limitadas por outros, em pequenas equipas ou trabalhos de grupo. Trabalha de forma independente quando são requeridas decisões ou iniciativas simples. Requer apoio, direcção e supervisão em situações pouco conhecidas.

 

Nível 4

 

Conhecimentos: Demonstra um nível de conhecimento teórico e técnico relevante, onde se equilibra a compreensão teórica, abstracta e/ou técnica e factual. Realiza actividades de resolução de problemas em situações essencialmente rotineiras.

 

Aplicação de Habilidades: Utiliza um grande número de habilidades em situações previsíveis e em algumas situações novas, relacionadas com a área de formação. As tarefas incluem um grande número de actividades que envolvem tanto métodos e procedimentos rotineiros, como alguns não-rotineiros. As tarefas incluem um certo grau de discernimento e julgamento na selecção de equipamentos ou métodos apropriados.

 

Grau de Autonomia e Atitudes: Trabalha de forma independente em diferentes contextos familiares, desde que dentro de um ambiente operacional conhecido. Assume responsabilidade pelos seus resultados em situações de trabalho e de aprendizagem semi-estruturadas. Assegura, com algum apoio, a supervisão de outras pessoas em pequenos trabalhos de equipa ou de grupo. Trabalha de forma independente quando é requerida uma tomada de decisão imediata e alguma iniciativa.

 

Nível 5

 

Conhecimentos: Demonstra um nível de conhecimentos teóricos e técnicos que inclui um entendimento técnico abstracto. Fornece assessoria técnica para a resolução de problemas em situações rotineiras e não rotineiras. Apresenta alguma evidência de que o conhecimento da sua própria área de trabalho está a ser aplicado num conjunto limitado de novos contextos e actividades.

 

Aplicação de Habilidades: Utiliza, em alguns novos ambientes e actividades, um amplo e bem desenvolvido leque de habilidades, que podem ser consideradas uma extensão da aprendizagem e formação prévia. As tarefas são incrementalmente baseadas na aplicação de um amplo conjunto de métodos e procedimentos em actividades rotineiras e não-rotineiras.

 

Grau de Autonomia e Atitudes: Assume responsabilidade pelos seus próprios resultados em situações de aprendizagem e de trabalho caracterizadas por um grau crescente de não-estruturação. Assegura a gestão de outras pessoas em trabalhos de equipa ou de grupo. Opera de forma independente onde são requeridas decisões ou iniciativas de nível intermédio (e não crítico).